A antecipação de parte do 13º salário aos funcionários em novembro e a percepção dos consumidores de todo o País de que o nível de emprego é bastante positivo são as principais razões que levaram o Índice Nacional de Confiança (INC) dos consumidores, medido pela ACSP/Ipsos, a recorde histórico. O índice de novembro chegou a 159 pontos em uma tabela que vai de 0 a 200, e ficou sete pontos acima da marca atingida em outubro (veja tabela acima).
“As nossas projeções mais otimistas para as vendas de final de ano vão se confirmando a cada nova pesquisa divulgada”, disse Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), entidade da ACSP, afirmou que a marca inédita do INC ocorre em um momento em que os índices sobre emprego batem igualmente recordes. O otimismo entre os consumidores integrantes da classe C está alto – precisamente em 164 pontos por conta deste nível de emprego.
“Mas pesou na última pesquisa particularmente o salto do otimismo registrado entre consumidores das classes A e B do País”, disse Alfieri. Neste segmento, o otimismo cresceu 12 pontos de outubro para novembro de 2010. “É um salto expressivo e ocorre por conta do pagamento do 13º salário. Temos pesquisa do Ipsos que mostra que 65% dos integrantes das classes A e B recebem o 13º salário”, acrescentou o economista do IEGV. Em novembro de 2009, o INC do consumidor foi de apenas 138 pontos.
Alfieri lembrou que nesta época do ano o gráfico do INC sempre faz uma curva ascendente. “Deve-se levar em conta que o Natal é um momento de otimismo”, afirmou.