No domingo, dia 15 de março, é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Mas, a data que poderia ser comemorada com o aumento do consumo pode acabar acompanhando a turbulência que nossa economia vem passando. Pelo menos para alguns consumidores a crise financeira tem se tornado o principal motivo para muitos refletirem se devem ou não contrair uma dívida.
Sueli: Reflexão
Pelo menos para a vendedora Sueli Gonçalves as notícias referentes à crise tem mexido com seu hábito de comprar. Para ela, quem quer comprar precisa refletir bastante. “Ninguém sabe como pode ser o mês e se poderemos pagar nossas contas. Por isso, presto muito atenção na hora de comprar, principalmente quanto aos juros cobrado pela loja, mas a preferência, sempre, é pelo pagamento a vista”, disse.
Wallace: cautela
A preocupação na hora de gastar do administrador de empresas Wallace Cordeiro dos Santos é ainda maior. Ele está desempregado há três meses e as informações referentes à crise o deixam mais cauteloso. “Penso muitos antes de comprar algo e, geralmente, só adquiro o que for necessário, sempre com pagamento Á vista”, falou.
Margarida: preocupação
Já a dona de casa Margarida Fernandes Barroso torce para que a turbulência na economia passe rapidamente. Mesmo assim, anda mais precavida quando sai às compras. “Todos estão cautelosos, ainda mais pelo medo de perder o emprego”, completou.
Crédito – Por conta dos reflexos da crise, os índices do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) – principal serviço da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) fecharam o mês de fevereiro em forte declínio. Para incentivar o consumo, o presidente da entidade, Wilson Lourenço, esperava uma queda na taxa de juros. “O Comitê de Política Monetária cortou o juros em 1,5% e agora chegamos ao patamar de 11,25% ao ano. O corte ainda é tímido, mas já é um bom começo. Se queremos vencer a crise, espero ver que as autoridades que trilham o caminho de nossa economia se reúnam com mais frequência e assim possam praticar novos cortes nos juros”, disse.