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Consumidor deve ir às compras

Guarulhos, 21 de abril de 2008

O índice de Nacional de Confiança (INC), que mede o otimismo do brasileiro em relação á economia, passou de 137 pontos em fevereiro para 142 pontos em março deste ano. O monitoramento, realizado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é influenciado pela perspectiva de manutenção do emprego.

De acordo com essa última análise, o indicador do temor das pessoas de ficar desempregadas passou de 37 para 38 pontos na avaliação “muito pequena” ou “um pouco pequena” e caiu de 25 para 22 pontos na possibilidade “muito grande” ou “um pouco grande”.

Já a média de pessoas conhecidas que perderam o emprego no período ficou quase estável, passando de 4,2 em fevereiro para 4,25 em março. “A perspectiva de manutenção do posto de trabalho é a chave para a opção de compra a longo prazo ou não”, disse o diretor do Instituto Gastão Vidigal da ACSP, Marcel Solimeo.

“Essa confiança é o ponto forte para gerar investimentos futuros, aumentando a perspectiva para a aquisição de bens de grande valor, mas mantendo uma cautela na compra de imóveis devido a uma possível alta dos juros”, completou o presidente da ACSP, Alencar Burti.

O INC de março mostrou que 36% dos brasileiros acreditavam estar que estão menos à vontade para a aquisição de bens de grande valor, empatando com as pessoas que estavam mais à vontade. Para as compras de eletrodomésticos, o INC indicou uma situação mais favorável, com 47% das pessoas mais à vontade e 30% menos à vontade. “Essa alta já apresenta uma tendência às compras de presentes para o Dia das Mães”, diz o presidente da ACSP.