Notícias

Consultas ao SCPC crescem 6,7% em julho

Guarulhos, 03 de agosto de 2007

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registraram crescimento de 6,7% em julho deste ano sobre o mesmo mês de 2006. As consultas ao UseCheque aumentaram 5,9% neste mesmo período, demonstrando que o varejo de São Paulo apresentou um bom movimento, beneficiado inclusive pelo frio intenso dos últimos dias

 Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, diversos fatores contribuem para explicar o crescimento das vendas do comércio em 2007. “A expansão do crédito, a queda das taxas de juros e o alongamento dos prazos do crediário fazem cair o valor das prestações. Há também a melhora do emprego e da renda, além do efeito das importações, que ajudam a conter os preços e aumentam a oferta de produtos.”

 Inadimplência – O crescimento de 7,7% nos registros recebidos no cadastro de inadimplentes do SCPC, um pouco acima do aumento das consultas, e de 4,8% nos registros retirados indicam, segundo o presidente da ACSP, ligeira elevação da inadimplência, o que sempre serve de alerta para a necessidade de cautela na hora de conceder crédito.
 
Alencar Burti considera que o varejo deve continuar a crescer na faixa dos 6% até o final do ano, desde que haja continuidade da política de redução das taxas de juros adotada pelo Banco Central.