ACE-Guarulhos

Conselho de desenvolvimento é instalado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou nesta quinta (13), no Palácio do Planalto, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Composto por 82 membros do Governo e da sociedade civil, o órgão vai auxiliar o Executivo a elaborar as propostas de reformas que serão enviadas ao Congresso Nacional.

A Presidência da República aguarda decisão do Congresso para que os deputados Armando Monteiro (PMDB-PE) e Delfim Neto (PPB-SP) possam fazer parte do Conselho.

Na cerimônia de instalação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que as reformas Previdenciária, Tributária, Política, Agrária, Trabalhista e da estrutura sindical são inadiáveis, e que o Conselho, ao mobilizar os setores da sociedade, vai fazer com que todos sejam co-responsáveis pelos destinos do País.

O secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, afirmou que a estrutura montada é ágil e vai permitir que o Presidente tenha a opinião dos conselheiros sobre qualquer assunto que estiver em discussão em no máximo 72 horas. O Conselho, que nesta quinta (13) fez sua primeira reunião, tem representantes da indústria, dos setores financeiro e de serviços, agropecuária, comércio, de entidades de classe e sindicatos, e várias personalidades.

O Conselho tem recebido críticas de partidos da oposição. Os parlamentares alegam que, como o grupo vai propor alterações na legislação, poderia interferir na competência do Congresso Nacional.

Sair da versão mobile