ACE-Guarulhos

Consórcio da CEF só em agosto

Caixa Econômica Federal adiou para agosto o lançamento do consórcio imobiliário, que estava marcado para chegar ao mercado nesta segunda-feira. Segundo a instituição, só falta a liberação do Banco Central para que o produto comece a ser oferecido. O BC já havia condicionado a aprovação do consórcio à criação de uma empresa exclusiva para a sua administração. A nova empresa, que deverá ter o nome de Caixa Consórcio, já foi autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e será uma subsidiária da Caixa Seguros, do mesmo grupo.

O novo modelo de financiamento não exigirá comprovação de renda. Os valores ainda não foram fixados, mas a taxa de administração deverá ficar entre 15% e 16% ao ano, além de um fundo de reserva de 1% a 2% do valor do crédito e uma taxa de adesão de 2%. O prazo para pagamento vai variar de 60 meses a 120 meses. O valor máximo da carta de crédito deverá ser de R$ 180 mil.

A Caixa pretende formar grupos de acordo com a região dos participantes e os valores das cartas de crédito. Além disso, o número de cotistas de cada grupo deverá corresponder ao triplo do prazo escolhido, ou seja, quem optou por 120 meses fará parte de um grupo de 360 pessoas.

Danielle Abreu

Sair da versão mobile