ACE-Guarulhos

Congresso da Facesp é aberto com foco no crédito às micro e pequenas empresas

Cerca de 1 mil pessoas compareceram ontem (07/11) à noitena Abertura do 3º Congresso Estadual da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e 31º Seminário dos SCPCs (Serviço Central Proteção ao Crédito) de 2002, no Casagrande Hotel, no Guarujá. Isto leva os organizadores a crerem que este deverá ser um dos maiores eventos de negócios já realizados no País, com foco na micro, pequena e média empresa, que será a tônica do encontro. Compareceram presidentes e representantes de quase 400 Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) de todo o estado de São Paulo

O presidente da Acig e lideranças de outros municípios

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (ACIG) esteve representada pelo presidente, Anunciato Thomeo Sobrinho, que também é coordenador do G9, e de Maurici Dias Gomes, gerente comercial da Associação.

Na abertura, o presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, destacou a importância de direcionar os debates deste ano para as novas alternativas de crédito para o setor e para a nova política da Facesp, de incentivar a inclusão dessas empresas no mundo do comércio eletrônico. Segundo Burti, “de um lado o alto custo do capital estrangula os planos de crescimento das MPEs e, de outro, o excesso de sofisticação das soluções de tecnologias da informação do mercado acabam afugentando o pequeno empresário dos benefícios da internet, gerando um fosso indesejável entre este estrato da economia e as novas oportunidades de negócios abertas pelo e-business.

Cláudio Anibal Cleto, Anunciato, Roseli M. Garcia (gerente da Unidade de PessoaFísica da ACSP) e o gerente comercial da Acig, Maurici Dias Gomes

Conforme dados apresentados, a Facesp é hoje a maior entidade empresarial independente do País. Fundada em 1963, congrega associados que representam diversos setores da economia, desde empreendedores das áreas da indústria, comércio e serviços, até profissionais liberais, num total de 130 mil somente em São Paulo. O primeiro vice-presidente tesoureiro da Facesp, Marco Aurélio Bertaiolli, vê no encontro uma grande oportunidade não apenas de estimular o associativismo no estado e no Brasil, como também de buscar um caminho para conscientizar todos os associados das possibilidades que as entidades representam para o desenvolvimento de suas atividades. Para Bertaiolli, as entidades de classe, como a Facesp e suas filiadas, vão desempenhar cada vez mais o papel de terceirizadoras de serviços para as micro, pequenas e médias empresas. “Isso vai representar um enorme salto de capacitação e competitividade no trabalho dos associados”, salientou.

Anunciato com representantes da associações comerciais do Estado

O secretário executivo da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, acrescentou que os debates que ocorrerão até a tarde deste sábado têm como objetivo ajudar o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas que produzem mais de 80% dos empregos no estado e no País. “Também temos de mostrar aos empreendedores os valores e as vantagens desenvolvidas a partir do associativismo, pois muitas vezes o empreendedor não usufrui desses benefícios por até mesmo desconhecer o trabalho das entidades, daí a importância adicional destes eventos.”

A festa de abertura do evento contou com cerca de 1.200 participantes

O evento prosseguiu na manhã desta sexta-feira em sessão solene com a participação do governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin. O tema da palestra inaugural foi “Caminhando para o Futuro”. Os trabalhos neste dia incluem os painéis “O Crédito como Instrumento de Revitalização das Vendas e o Papel do SCPC na sua Garantia”, “Análise dos nossos produtos x concorrência” e sobre a RIPC, com representantes das quatro bases operadoras e de assessores”, além de debates sobre apresentação de propostas pelas Associações Comerciais e alternativas de crescimento para a micro e pequena empresa. O evento dará lugar também para explanação sobre o Movimento Degrau (Programa de Convivência e Aprendizado no Trabalho.

No sábado haverá palestras sobre Alternativas de Crédito à Micro e Pequena Empresa; sobre a Informação de Pessoa Jurídica pela RIPC, e o últimopainel: “Associativismo -O repasse visto como instrumento de equilíbrio entre os agentes envolvidos e sua operacionalização”.No final da manhã, ocorrerá palestra show motivacional esorteios. Encerrando o encontro, será promovido um Lual no Hotel, a partir das 20 horas.

Margarete Costa

Sair da versão mobile