ACE-Guarulhos

Confiança do Consumidor tem ligeira alta em agosto

A manutenção da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciada pelo Governo Brasileiro foi fator positivo para que o Índice Nacional de Confiança (INC) registrasse uma ligeira alta em agosto ante o mês de julho. De acordo com a pesquisa Pulso Brasil realizada pelo Instituto Ipsos para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o oitavo mês deste ano a confiança do consumidor ficou em 150 pontos, ante 149 pontos do mês anterior.

Em agosto de 2011, o índice ficou em 145 pontos; e em 2010, 155. A pesquisa aponta que o consumidor se mostrou favorável às compras, especialmente em relação aos eletrodomésticos.

“Assim como o economista Emílio Alfieri, credito esta disposição dos consumidores pelo fato do Governo Brasileiro manter os incentivos fiscais. Mas vale ressaltar que, o brasileiro continua cauteloso, ele está, somente, priorizando alguns itens na hora de realizar suas compras”, disse Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.

A pesquisa aponta ainda que 37% dos brasileiros planejam comprar um carro, ante 36% do mês anterior, e que os brasileiros de classes A e B estão mais otimistas do que consumidores da classe C, na hora de comprar.

Sair da versão mobile