Concorrente do CD, o SMD chega ao mercado este mês
A empresa brasileira Rádio Mídia criou uma alternativa aos preços elevados que os consumidores pagam por um CD de música. Trata-se do SMD – Semi Metalic Disc – um formato de mídia que permite a venda de álbuns originais por R$ 4. O sistema visa, principalmente, combater a pirataria por meio da redução dos custos de produção de discos. Os primeiros lançamentos deverão estar nas bancas de jornal até o final deste mês.
O projeto, que contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi desenvolvido durante três anos e concluído no final de 2004, depois que a empresa verificou que alguma coisa tinha de ser feita para diminuir a venda de CD pirata no País. Em 2003 esse comércio paralelo correspondeu a 60% do montante total das vendas, segundo dados da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos).
“O SMD pode modificar o atual cenário de estagnação do mercado fonográfico brasileiro. Além do custo menor, a qualidade é a mesma do CD”, afirma Cristina Monteiro, diretora executiva da Rádio Mídia. A diretora garante que o novo formato toca em qualquer aparelho e armazena até 70 minutos de música.
Custos – De acordo com estimativas da Rádio Mídia, o custo de produção de um álbum em SMD é reduzido em aproximadamente 40%, se comparado ao CD. Isso acontece devido a alguns fatores: a embalagem é de papelão, não há encarte e os dados técnicos do disco ficam impressos na própria mídia, que tem um trecho transparente. “A margem de lucratividade do artista por unidade é menor. Porém, ele ganha em volume de vendas”, diz Cristina.
A executiva conta que o preço do produto é estampado na capa e que o projeto estimula a inclusão social. Para ela, a pirataria fez as gravadoras investirem pouco em novos talentos. “Isso criou um déficit no mercado. Hoje há dezenas de estúdios fechados, técnicos e músicos desempregados. O SMD vai fomentar esse mercado e gerar empregos”, projeta Cristina, que espera que novos talentos tenham mais facilidade para ingressar no meio fonográfico. Para isso, a Rádio Mídia fundou o selo César Augusto, do produtor de mesmo nome, para que o artista independente possa produzir seu trabalho com um custo inferior. Cristina ainda ressalta que o selo trabalhará com artistas de todos os gêneros musicais.
Inicialmente, os primeiros SMD´s serão vendidos apenas em bancas de jornal, devido às características destes estabelecimentos de trabalharem com preços fixos. Futuramente, há a possibilidade da venda em lojas e supermercados. Para Cristina, a lucratividade do lojista é de 25%, mesmo reservando todos os direitos envolvidos no processo de produção, fabricação, divulgação e comercialização. Os primeiros lançamentos são das duplas sertanejas Chrystian e Ralf e Marcelo e Gabriel. O cantor e compositor Chico César já está em fase de negociação.
André Alves