A meta de todo lojista é vender mais. Sempre. É preciso crescer, desenvolver, apresentar novos produtos e fazer novos investimentos. Aumentar a quantidade de vendas não é tarefa fácil, porém algumas questões são imprescindíveis a ponto de exigir uma perseverança quase eterna, para atingir o objetivo.
O atendimento constitui um diferencial bastante significativo. Atender, simplesmente é observar, prestar atenção, receber com cortesia. Portanto, é preciso fazer com que o cliente sinta-se à vontade no ambiente da loja, oferecendo conforto e segurança, em primeiro lugar. O atendente não deverá interferir na escolha do produto, mas orientar e esclarecer, fornecendo a especificação do produto, quando necessário.
O mix de produtos é outro ponto fundamental. É certo que é praticamente impossível saber, de antemão, o que o consumidor deseja comprar. No entanto, através de pesquisas, ou simples conversas, existe a possibilidade de saber quais produtos são desejados. Oferecer produtos que são desejados é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as vendas.
Em terceiro lugar, o preço de venda parece ser o fator que é mais levado em consideração na hora da compra. Produtos idênticos oferecidos por um atendimento em igualdade de condições, são analisados pelo preço. Daí, surgem as oportunidades para a promoção de ofertas, ou até mesmo condições de pagamento diferenciadas. Caso o preço de um produto seja o mesmo, em lojas diferentes, o atendimento ou a forma de pagamento, constituirá um diferencial.
Para vender mais, é preciso vender melhor. Isto significa atender a, pelo menos estes três fatores: atendimento, produto e preço.
O aumento das vendas poderá ocorrer de duas formas. A primeira acontecerá quando a quantidade de clientes aumenta, e a segunda ocorrerá quando o tíquete médio for maior. Em certos setores, como o da alimentação, o aumento das vendas sempre ocorrerá com o aumento de clientes, pois o consumo é limitado ao apetite, que é limitado por natureza. Assim, o tíquete médio, por maior que seja, estará sujeito a um patamar pré-estabelecido.
Em floriculturas, outro exemplo, o tíquete médio também é, basicamente, limitado. A razão é simples: é pouco provável algum consumidor comprar dez dúzias de rosas, por exemplo. Uma venda padrão seria a de uma dúzia, apenas. Já no setor de vestuário, poderá ocorrer exatamente o contrário, ou seja, um consumidor poderá comprar sem limites, dependendo apenas da aceitação dos produtos.
Nos casos em que exista a possibilidade de uma compra maior, a exposição dos produtos exerce uma grande influência sobre o consumidor. Com uma apresentação atraente, de modo a despertar a atenção, o consumidor estará a um passo da compra por impulso, que é a responsável por grande parte das vendas. Daí, retorna-se aos três pontos já citados: atendimento, produto e preço.
Para vender mais, em síntese, é preciso oferecer um bom produto, por um bom preço. O ambiente deverá ser bem apresentado e a exposição dos produtos deverá ser bem atraente. Para finalizar, um excelente atendimento, para deixar o consumidor à vontade para escolher e decidir qual produto irá comprar.