Como fazer para pagar a conta que não chegou
De acordo com o Procon e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a cobrança de multa e juros decorrentes do atraso no pagamento só poderá ser questionada posteriormente pelo consumidor, se houver a recusa da empresa em oferecer outros meios de acerto do débito.
A paralisação já levou algumas prestadoras de serviços a adiar a data da vencimento das contas. É o caso da Claro e da Telefônica. O pagamento de contas da operadora de telefonia Claro vencidas na data de ontem, por exemplo, poderá ser efetuado até o dia 21, sem ônus. A empresa também está enviando mensagem aos celulares dos clientes com os números dos códigos de barras das contas para que o débito seja quitado nas agências bancárias. Também é possível entrar em contato com o serviço de atendimento pelo telefone 1052 ou acessar o endereço http://www.claro.com.br.
Também a operadora Vivo está orientando os clientes a obter a segunda via da fatura no site da empresa, no endereço http://www.vivo.com.br , ou ainda nos terminais de auto-atendimento disponíveis nas lojas. O telefone da central de atendimento é *8486.
De acordo com a assessoria de imprensa da Telefônica, a segunda via da conta pode ser obtida por meio do site http://www.telefonica.com.br . Outra opção é obter o número do código de barras e efetuar o pagamento nos bancos. Nesse caso, o interessado precisa ligar no número 10315.
Para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), é preciso solicitar a segunda via da parcela no site da Secretaria de Finanças http://www.prefeitura.sp.gov.br/financas . É necessário informar o número do contribuinte e a parcela a ser paga.
Entrega direta – Pelo menos com as contas de água e luz, os consumidores não precisarão se preocupar. As faturas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) são emitidas no mesmo dia da leitura dos relógios na residência do usuário. Na Eletropaulo, a emissão não foi afetada porque, há dez anos, a empresa procedeu à terceirização da distribuição das contas de energia elétrica. Mensalmente, são emitidas 5,7 milhões de faturas em São Paulo. As empresas de serviços contratadas para realizar a leitura são responsáveis também pela entrega. Atualmente, mil funcionários são responsáveis por esse serviço.
De acordo com o gerente de gestão da receita da Eletropaulo, Ricardo Nogueira, nos casos de envio com atraso da conta, não há cobrança de multas ou juros. “Não podemos responsabilizar o consumidor por falhas na entrega”, afirma o executivo.