É possível empreender e crescer durante uma crise? A resposta é positiva, porém, é preciso tomar alguns cuidados. A primeira dica é a importância do uso de ferramentas para você entender o mercado no momento, entender de onde a crise veio e para onde ela vai. É importante estudar a dinâmica dos consumidores, oferecendo o serviço ou o produto que a sociedade necessita ou deseja naquele momento. Isso é chamado de visão do mercado e é preciso ter essa visão atualizada a todo o momento quando você quer empreender, principalmente durante as crises. Mesmo que não seja da sua área, você precisará saber um pouco sobre política, sobre economia, administração, comunicação e marketing.
Você precisa achar o meio de se destacar em tempos de crise. Por que seu cliente compraria de você e não do seu concorrente? Tenha inteligência ao vender o seu produto, conheça bem o seu negócio e mostre ao cliente porque você é a melhor opção de compra.
Se o seu produto ou serviço tem um valor bastante alto é de extrema importância você oferecer as melhores condições de pagamento e de financiamento para o seu cliente. Lembre-se que a crise dificulta o desenvolvimento de muitos negócios e seu cliente talvez esteja em momentos de dificuldade financeira. Mesmo com condições interessantes de pagamentos e financiamento, saiba negociar com o seu cliente. Vocês precisam chegar a um acordo que fique bom para ambas as partes.
Vale ressaltar que um bom empreendimento, seja ele iniciado durante a crise ou não, é preciso nascer de um plano de negócio bem desenvolvido e claro para a execução. No plano de negócio você pode trazer aspectos da crise que trarão dificuldades e benefícios para o seu negócio, dessa forma você estará preparado para a maioria dos obstáculos que forem surgir durante o processo de início do seu empreendimento. Aproveite os benefícios que a crise traz ao seu tipo de empreendimento.
Busque ajuda de profissionais da área e não deixe de se qualificar. Há diversos cursos online e gratuitos na internet que farão você obter mais conhecimento e melhor administrar o seu negócio. Lembre-se, na hora da crise, temos que reinventar formas comuns de chegar ao objetivo final, que é o lucro e sucesso.
(Por Nelson Fagundes, do site administradores.com.br)