Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, na quinta-feira, dia 06, o prefeito Elói Pietá (PT), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Rocha Campos, assinaram um termo de cooperação que cria uma comissão tripartite para discutir propostas relativas ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
O principal objetivo do novo grupo de trabalho, formado por nove integrantes dos governos estadual e municipal e da Infraero, é elaborar uma proposta de convênio especificando as responsabilidades de cada um nas ações de ampliação do aeroporto. Para isso, a comissão deverá elaborar propostas para equacionar problemas de habitação, drenagem, infra-estrutura urbana e ferroviária, e impacto ambiental. A criação do Expresso Aeroporto, uma linha ferroviária que ligará o Aeroporto de Cumbica à região da Barra Funda, na Capital, está entre os temas a serem discutidos.
O prefeito Elói Pietá ressaltou que a ampliação é uma questão nacional e que beneficiará todo o país, mas que a administração municipal se esforçará para dar uma solução para o problema habitacional que será provocado com a desapropriação. “Essas famílias vão ter uma situação melhor do que a atual”, afirmou.
A idéia é que a iniciativa privada participe da construção do Expresso Aeroporto. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, existe a proposta de contratação de um instituto de engenharia financeira para verificar a viabilidade da participação do setor particular, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs).