Notícias

Comércio segue com tendência de alta e cresce 1,8% em dezembro, diz Boa Vista SCPC

Segundo empresa parceira da ACE-Guarulhos, crescimento gradual continua em 2019

Guarulhos, 22 de janeiro de 2019

Tradicionalmente, dezembro é o mês em que o movimento no comércio cresce, turbinado especialmente pelo Natal e pelos milhões de Reais injetados na economia, devido ao 13º salário dos brasileiros. Neste ano não foi diferente: em dezembro de 2018, o comércio cresceu 1,8%. As informações são da Boa Vista SCPC.

A empresa parceira da ACE-Guarulhos apurou ainda que, comparado com o mesmo mês do ano passado, houve avanço de 0,8%. Porém, na avaliação mensal dessazonalizada, ou seja, descartando o período de Festas e sem o incremento do 13º, o indicador do setor caiu 1,5% em dezembro último.

Entretanto, com poucos sinais de melhora, a expectativa é de que o comércio siga em crescimento gradual em 2019. O que significa dizer que deve ser no mesmo ritmo de 2018. Fatores como alto nível de desocupação e lenta melhora da atividade continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor.

Ainda que tímido, o comércio cresceu devido a alguns segmentos. Ao longo de 2018, o segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” cresceu 1,1%, de acordo com os dados sem ajuste sazonal. A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 2,7% em relação ao ano anterior. O segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” avançou 1,3%. Já o setor de “Tecidos, Vestuários e Calçados” teve queda de 1%.

O presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque vê com otimismo esse cenário. “Mesmo que não seja um crescimento astronômico, o comércio vem crescendo. E pelo segundo ano seguido. Cresceu em 2017 e em 2018 e se a tendência se confirmar, em 2019 também será de alta. Em algum momento chegaremos ao patamar ideal”, finaliza.