Notícias

Comércio acumula alta de 3,7% em um ano, diz pesquisa da SCPC

Medição foi feita entre abril de 2017 e março deste ano

Guarulhos, 25 de abril de 2018

O comércio varejista continua a apresentar sinais de crescimento. Assim como foi na Páscoa, período em que as vendas cresceram 3,2% em relação com 2017, as transações comerciais aumentaram 3,7% na medição entre abril do ano passado e março de 2018. As informações são da SCPC Boa Vista, empresa parceira da ACE-Guarulhos.

Comparado ao último mês de fevereiro, em março houve ligeiro aumento: 0,3%. Já na relação com março de 2017 a alta foi maior ainda: 1,1%. Desde o começo deste ano, março foi o mês em que o comércio apresentou mais força. Nos dois meses anteriores o desempenho foi baixo, devido ao mercado de trabalho ainda fragilizado, que reduz o impacto positivo de medidas como o corte da Selic.

Entretanto, a expectativa de uma recuperação ainda mais forte do comércio é boa. Espera-se que a redução dos juros ao consumidor continue, assim como a expansão do crédito e a diminuição do desemprego. “Quando está empregado, o trabalhador consome mais. Ele equipa sua casa com itens que estejam faltando, por exemplo; passeia com sua família e faz algum tipo de compra nesses passeios, desde comida até roupas. Isso faz com que o ciclo virtuoso do comércio esteja sempre aquecido”, afirma Wiliam Paneque, presidente da ACE-Guarulhos.

Setores – Apesar de ter apresentado queda de 0,4% em março, a categoria “móveis e eletrodomésticos” alta de 5,1% em 12 meses. Já o setor de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 1,4%. Em um ano avançou 2,5%. A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” aumentou 0,3% no mês. No período anual, a variação acumulada subiu 3,4%. Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” que, apesar de ter crescido 0,7% em março, ainda apresenta queda de 1,6% em 12 meses.