Não é de hoje que o trânsito na avenida Emílio Ribas está causando transtorno tanto para os motoristas quanto para os comerciantes. Muitos reclamam dos carros estacionados em locais irregulares, impedindo o fácil acesso, e até mesmo a circulação de pessoas nas calçadas. Comerciantes da região, que não quiseram citar seus nomes com medo de represálias, afirmaram que veículos das agências de automóveis ficam estacionados em locais proibidos constantemente, afetando, até mesmo, a venda de seus produtos. “Todos os dias eles estacionam nas calçadas, atrapalhando a circulação das pessoas”, disse um comerciante.
Já Robson Santos, 41 anos, dono de uma agência de automóveis situada na avenida, diz que a colocação das placas de sinalização na frente de sua loja estão irregulares. Ele afirma que a sinalização que a placa indica não existe e que seus veículos estão estacionados nos locais corretos. Mesmo assim, num período de quatro meses, foi autuado 15 vezes. “Fui multado muitas vezes aqui e cada vez por um motivo. As placas estão irregulares e não sinalizam corretamente. Levei 15 multas em um período de quatro meses”, disse. De acordo com Robson, o carro da Secretaria de Transportes e Trânsito transita de dez em dez minutos na Avenida, autuando constantemente.
Alguns citaram que o trânsito na avenida é intenso devido ao semáforo. Eles afirmam que o tempo de uma sinalização para a outra é muito demorado, causando assim, um congestionamento na avenida. Já outros, reivindicaram fiscalização eletrônica de limite de velocidade. “Às vezes acontecem acidentes com menos gravidade aqui, mesmo assim, os motoristas abusam da alta velocidade”, alega um camelô.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes e Trânsito informa que realiza rondas diárias na Emílio Ribas, próximo ao Hospital Padre Bento, e que sempre há irregularidades com relação a estacionamento proibido, afirmando que os agentes atuam e autuam. A avenida foi sinalizada nos meses de janeiro e fevereiro e ainda não tinha recebido nenhuma reclamação referente a estacionamento irregular e de problemas de velocidade.
A Secretaria prometeu que irá realizar uma vistoria no local para verificar se as placas estão em local correto ou não, porém é regular fixar as placas em postes da Bandeirante Energia.