“Podemos ouvir explosões à distância. Não está claro onde”, disse Samia Nakhoul. Horas antes, os alarmes que anunciam ataques aéreos soaram hoje em Bagdá novamente.
As explosões ocorreram logo após a transmissão de um discurso do presidente iraquiano Saddam Hussein à nação.
Sul do Iraque
Unidades de tanques anglo-americanas perto de Basra disseram que a cidade ainda não foi tomada; o Iraque diz que 77 civis foram mortos em Basra, a maioria por bombas de fragmentação.
A cidade de Basra pode enfrentar um desastre humanitário, de acordo com alerta feito pela Cruz Vermelha.
Fuzileiros Navais dos EUA enfrentaram guerrilhas iraquianas pelo controle de Nassiriah, e tiveram baixas “significativas” em uma luta para abrir uma rota norte para Bagdá, disseram oficiais norte-americanos.
Tropas norte-americanas assumem o controle de duas pontes sobre o rio Eufrates, mas não conseguem prosseguir rumo à Bagdá por causa da resistência iraquiana.
Luta continua ao redor de Umm Qasr, onde tanques, ataques aéreos, de artilharia e infantaria não conseguem acabar com um bolsão de resistência de cerca de 120 iraquianos.
Centro do Iraque
Forças dos EUA chegam perto de Najaf, 160 quilômetros ao sul de Bagdá, antes de encontrar resistência da Divisão Medina da Guarda Republicana.
Cerca de 70 iraquianos foram mortos em combates na noite de sábado (22), disseram fontes norte-americanas, após um ataque da artilharia.
Norte do Iraque
A cidade de Mossul, no norte do Iraque, sofreu vários ataques aéreos hoje.
As forças norte-americanas lançaram um ataque aéreo contra posições iraquianas ao longo da zona que separa a cidade estratégica de Kirkuk (Curdistão, norte).
Um oficial curdo do Exército do Iraque disse que tropas dos Estados Unidos lançaram pelo segundo dia uma onda de ataques com mísseis contra posições do grupo militante Ansar al-Islam perto da fronteira iraniana.
Aviões dos EUA bombardearam posições iraquianas perto de Khanaqin, no nordeste de Bagdá.
Kuwait
Mísseis Patriot interceptaram e destruíram mísseis iraquianos sobre o norte do Kwuait, noticiou a agência de notícias kuwaitiana.