O estresse pode ser definido como um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite ou o faça muito feliz. Este mecanismo é necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que as pessoas fiquem mais atentas e sensíveis diante de situações de perigo ou de dificuldade.
Cada um, porém, tem um nível diferente de tolerância ao estresse: alguns parecem não sofrer efeitos negativos quando expostos aos níveis aparentemente altos de estresse. A sabedoria oriental oferece diversos recursos que atuam diretamente no estresse, propondo um reencontro com o equilíbrio energético, físico e mental, essenciais para uma vida saudável.
Apesar de determinado nível de estresse ser até benéfico, já que estimula o corpo e melhora sua atuação, se se tornar muito intenso, o estímulo benéfico é substituído pela fadiga e, mais adiante, pode tornar o indivíduo suscetível a diversas doenças psicossomáticas, físicas e mentais.
É possível diagnosticar o estresse a partir de sintomas como insônia, cansaço, dores de cabeça, além de comprometimento da criatividade e da flexibilidade. É importante ressaltar que o estressado alimenta-se mal e apressadamente – tendo por conseqüência transtornos digestivos – dorme demais ou tem insônia, e até falta de libido.
Nessa reação em cadeia decorrente do estresse – na qual os problemas vão se avolumando e um aspecto da vida interfere no outro – observa-se ainda queda de imunidade e, assim, o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabete e infecções, bem como de envelhecimento precoce, desorientação, incapacidade de compreender estímulos, agitação, ansiedade e pânico, por exemplo.
Um consultor em terapias orientais pode diagnosticar qual é a técnica ideal para cada caso. Desde ações simples – alimentação balanceada e respiração – passando por meditação, alongamento, reeducação postural, massagens, banhos energéticos ou calmantes e acupuntura.
Lembre-se que o corpo é um templo. Por isso, cultuá-lo e, acima de tudo, amá-lo é imprescindível. A saúde plena resulta em mais felicidade, produtividade e prosperidade.
*Julio Ganiko é consultor em terapias orientais e diretor do Spa Urbano Julio Ganiko, em Guarulhos. julio@spajulioganiko.com.br.