Notícias

Combate à dengue envolve 700 agentes

Guarulhos, 09 de janeiro de 2007

As temperaturas elevadas e a ocorrência freqüente de chuva, comuns nessa época do ano, criam um ambiente propício para a transmissão da dengue. Para sensibilizar a população e alertar sobre os riscos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde treinou 130 agentes de controle de vetores e mais 563 agentes comunitários de saúde. Espalhados por toda a cidade, eles realizam visitas de casa em casa, para orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros.

Além de visitar as residências, os agentes de controle de vetores também fazem pesquisa de larva em pontos estratégicos. Eles são treinados para identificar a larva do mosquito, removê-la, aplicar larvicida quando necessário e, ainda, realizar a nebulização, que é recomendada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) somente para áreas onde há mosquitos adultos e casos autóctones de dengue (contraídos naquele local).

Com o slogan “Se a água estiver parada, mexa-se. A denque se combate todo dia”, a Campanha de Combate à Dengue deste ano pretende chamar a atenção da população para a necessidade de eliminar toda a água acumulada depois de cada pancada de chuva, muito comum com a chegada do verão.

A campanha contará com outdoors, distribuição de panfletos, além da realização de nova rodada de telemarketing, mais uma estratégia da Prefeitura para intensificar o apelo à população. As ações educativas também terão por objetivo incentivar as pessoas a receberem bem os agentes de saúde, permitindo que eles entrem nas casas para procurar e eliminar focos do Aedes aegypti.