Comércio virtual supera shopping
O comércio eletrônico faturou R$ 7,8 bilhões de janeiro a julho, crescimento de 41,2% em comparação a igual período de 2009. A receita supera o total de vendas dos shopping centers da Grande São Paulo, estimado em R$ 7,2 bilhões nos sete primeiros meses deste ano. Os dados resultam de pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) em parceria com a empresa e-bit.
A maior presença do e-commerce no varejo levou a Fecomercio a rever a metodologia de apuração da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), desenvolvida mensalmente desde 1970. A partir de agora, a atividade passa a ser acompanhada como um segmento do varejo, denominado, dentro da pesquisa, como “e-PCCV”.
“Essa incorporação é uma forma de reconhecimento à crescente e inegável expressividade que o segmento vem assumindo no âmbito do varejo brasileiro”, afirmou o diretor- executivo da entidade, Antonio Carlos Borges.
Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), universo que serve de coleta de dados para a PCCV, o e-commerce movimentou R$ 1,25 bilhão de janeiro a julho, alta de 29,3% ante igual período de 2009.