Notícias

Comércio vai contratar mais

Guarulhos, 28 de dezembro de 2007

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) mostra que 83% dos comerciantes pretendem efetivar os funcionários temporários contratados para as festas de fim de ano. A percentagem é superior à verificada na sondagem de 2006, quando 74% dos empresários pretendiam efetivar contratações. De acordo com a federação, esse aumento decorreu do aquecimento das vendas do varejo ao longo do ano e ancorado na estabilidade econômica, ampliação da oferta de crédito, elevação da massa salarial e redução na taxa de juros.

A pesquisa revelou ainda que 43% dos empresários contrataram funcionários temporários, contra 37% em 2006. Este ano, 40% dos comerciantes contrataram cinco ou mais temporários. No ano passado, a sondagem mostrou que 52% dos varejistas empregaram até duas pessoas.

Segundo a Fecomercio-SP, o faturamento deste Natal cresceu 6% em comparação ao mesmo período do ano passado, o dobro do verificado em 2006. O desempenho dos semiduráveis se destacou, de acordo com a federação. O segmento de vestuário e calçados, por exemplo, registrou crescimento de 7% no faturamento, contra elevação de 5% apurada nas lojas de bens duráveis.

A sondagem mostrou também as promoções para incrementar as vendas foram usadas por 47% dos empresários entrevistados.