Comércio porta a porta supera ao feito pela internet
Em plena era digital o comércio porta a porta ainda possui vendas superiores às realizadas via internet, que representaram apenas 0,01% do faturamento do setor em 2000. A informação consta na Pesquisa Anual do Comércio de 2000, divulgada hoje pelo IBGE.
Para o gerente de análise de dados do Departamento do Comércio e Serviços, Roberto Saldanha, o comportamento inexpressivo das vendas pela internet refletem a exclusão digital ainda vivida pela sociedade brasileira.
Saldanha avalia que comércio via internet tende a crescer, principalmente no setor de alimentos e bebidas. Ele destaca ainda que o setor, que tem vendas expressivas nos Estados Unidos tende a se reestruturar. A pesquisa mostra que das 551 empresas que atuavam no setor até 2000, nenhuma possuía vendas 100% via internet.
Com relação às vendas porta a porta, registrada pela primeira vez na pesquisa, o economista acredita que ele continue crescendo. ê um comércio que tem bastante relevância, principalmente em cosméticos, roupas e gás de cozinha , disse. De acordo com a pesquisa, este tipo de comércio emprega cerca de 25 mil pessoas com carteira assinada.