Os empresários do comércio estão animados com as expectativas de vendas do Dia dos Pais, a ser comemorado no domingo. Os lojistas apostam nas liqüidações de inverno, que vão coincidir com a data, e no clima frio para incrementar o faturamento. A Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop), que leva em consideração o desempenho de todos os estabelecimentos no Brasil, calcula algo em torno de 2%.
No último fim de semana, o movimento no comércio cresceu cerca de 8,4% na cidade de São Paulo, em comparação com o mesmo período de comemoração do Dia dos Pais em 2001. De acordo com dados da Associação Comercial de São Paulo, as ligações ao serviço de consulta de cheques aumentaram 12%, sinalizando maior demanda por itens de valor mais baixo, pagos geralmente com cheque.
O economista da associação Marcel Solimeo destaca, no entanto, que para o comércio a data não tem grande impacto no faturamento porque, em geral, os presentes são bens de menor valor. Além disso, não mobiliza tantos compradores como o Dia das Mães.
Além das promoções e do clima, o pagamento da correção do FGTS pode estar estimulando o consumidor a ir às compras. Os valores liberados, de acordo com análise da Associação Comercial de São Paulo, vêm apresentando efeito semelhante no comércio ao pagamento do 13º salário.