Para a empresária Patrícia Couto, as vendas do seu segmento deslancham já em setembro. “De janeiro a agosto, vendemos 40% do nosso faturamento anual. A partir de setembro e até dezembro, as vendas chegam a 60%, alavancadas pelo Dia das Crianças e pelo Natal”, comenta.
Nas Lojas Americanas, a estimativa é de que as vendas de produtos infantis cresçam pelo menos 10% em outubro, comparativamente com setembro, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Entre os brinquedos, os destaques são os produtos licenciados ” principalmente bonecos de personagens de filmes e desenhos animados, como Bob Esponja, He-Man, Batman, Harry Potter e outros.
As opções de presentes para a criançada contemplam todos os bolsos e gostos. A boneca Barbie continua sendo uma das preferidas das meninas. Seus preços variam de cerca de 20 reais a 60 reais, dependendo do modelo.
Segundo a empresária, a popularização da TV a cabo gerou nas crianças novos desejos de consumo. “Elas estão sendo constantemente bombardeadas com propagandas de produtos e isso faz com que criem expectativas de consumo”, diz. Hoje, as crianças orientam a compra dos adultos, quando o assunto é brinquedo e até mesmo moda infantil.