Comércio eletrônico no Brasil cresce 47% em 2004
Em 2004, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de R$ 1,75 bilhões, um aumento de 47% em relação aos R$ 1,19 bilhões registrados em 2003. Os valores têm como base uma pesquisa feita pela empresa de marketing on-line E-bit.
O motivo para esse crescimento é o número de internautas que passou a fazer compra pela internet. Durante o período do Natal, por exemplo, houve um aumento de 20% no número de compradores virtuais: foi de 2,5 milhões para 3 milhões.
Em 2005, afirma o estudo, o setor deve ter crescimento de 30% em relação aos R$ 1,75 bilhões do ano passado. Com isso, o valor movimentado deve chegar a R$ 2,3 bilhões.
Natal
Entre os dias 15 de novembro e 23 de dezembro de 2004 –período em que o comércio aquece por causa do Natal– o faturamento chegou a R$ 284 milhões. O valor é 39% maior que os R$ 204 milhões do ano anterior.
O tíquete médio nessa época foi de R$ 326 –a título de comparação, o gasto médio de compras registrado em janeiro do ano passado foi de R$ 292.
No período do Natal, os internautas encheram seus carrinhos com CDs, DVDs e Vídeos, que ficaram com 29% da participação das vendas (contra 33% em 2003). Em segundo lugar ficaram os eletroeletrônicos (15% do total). Em 2003, a categoria preferida pelos fãs de tecnologia ficou em terceiro lugar, com 11% dos itens comercializados.
Livros, jornais e revistas caíram da segunda para a terceira posição, indo de 16% para 13%. A categoria saúde e beleza manteve-se na quarta posição, mas sua participação foi de 3% para 6%.