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Coleções para o próximo verão

Guarulhos, 06 de junho de 2003

arteAs confecções nacionais já estão produzindo suas coleções para o próximo verão. Segundo especialistas do setor, este também é o momento de planejar as peças que serão oferecidas pelo varejo de vestuário em todo o Brasil.

Segundo os consultores, a tendência nos últimos dois anos tem sido a de alternância da utilização de muitos detalhes e acessórios com coleções mais simples e práticas. Para o próximo verão, a perspectiva é de utilização de elementos mais práticos e funcionais, como bolsos e zíperes, inspirados na moda das décadas de 60 e 80 tanto nas peças femininas quanto nas masculinas.

A consultora de moda do Senac de São Paulo, Luciana Parisi, informa que esta tendência à praticidade será observada em todas as peças do vestuário. “Nas duas ou três últimas temporadas, houve a produção de conjuntos bastante elaborados, com muitos detalhes e acessórios. Agora é natural que os criadores das coleções comecem a pensar em modelos mais práticos e simples”.

Por isso, as confecções devem mesclar fibras naturais, como cambraia, algodão e voal, com poliéster.

Uma das poucas características dos últimos anos que deve permanecer é a utilização, nas coleções femininas, de tecidos transparentes estampados. Além disso, a influência exercida pela moda esportiva deve continuar na próxima estação, com peças retas e simples.

Nas coleções masculinas, a perspectiva é de utilização de variedades de tricolini na confecção de camisas e de poliamida para as calças.

Destaques – Apesar da tendência para a simplicidade, outras influências serão observadas. Entre eles, a consultora cita os modelos inspirados nas bandas de punk rock, em grupos étnicos e de inspiração oriental, bem como as peças e acessórios com o visual inspirado nos anos 50.

Varejo – Segundo Luciana Parisi, os grandes magazines já estão incorporando estas tendências às suas coleções. “A principal preocupação dos grandes magazines é a de coordenar os lançamentos e estudar as novidades antes de colocá-las no mercado”, informa.

Para Luciana, a distância que havia entre os lançamentos das coleções dos grandes estilistas e a moda vendida nos magazines nacionais está diminuindo porque estes últimos têm contratado estilistas que elaboram as coleções levando em conta informações e detalhes das últimas tendências do setor no Brasil e no mundo.

Paula Cunha