O empresário Hagop Guerekmezian o Indústrial do ano
No dia 25 de maio o CIESP Regional Guarulhos realizou o Dia da Indústria, evento onde estiveram presentes cerca de 430 pessoas entre empresários, autoridades políticas e militares, imprensa. No evento foram entregues os troféus “Industrial do Ano” e “De Olho Na Indústria”. Nesse ano o empresário Hagop Guerekmezian, 58 anos, recebe o troféu “Industrial do Ano”. Fundador da empresa Karina Indústria e Comércio de Plásticos Ltda em 1979 juntamente com seu pai, Antranig Guerekmezian.
O Superintendente da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes e o diretor social da ACE, Carlos Roberto estiveram no evento representando a entidade.
O nome foi um homenagem à sobrina de Hagop recém nascida na época. Apesar do mesmo endereço dos dias de hoje, a estrutura inicial era bem diferente. Dos galpões ocupados atualmente, apenas um de 900 m² existia. As atividades iniciais também eram administradas por Regina Nieto Guerekmezian, Antônio Carlos Ferreira, José Carlos Sanches e os colaboradores responsáveis pela produção. Hoje, a Karina é uma empresa focada na produção de compostos de PVC. Considerada uma das líderes nesta área na América do Sul, ela também se dedica à produção de masterbatches. O principal diferencial é “fornecer soluções em compostos de PVC”. Atualmente a empresa conta com 820 funcionários. O empresário Hagop, foi nomeado no dia 16 de agosto, em cerimônia realizada no SENAI, “Hermenegildo Campos de Almeida”, Diretor Regional do DEPAR. A posse dos membros da Diretoria e Conselho do Departamento de Ações Regionais da FIESP das cidades de Guarulhos e Mairiporã, também foram nomeados como diretores adjuntos, Daniele Pestelli e Antonio Carlos Koch.
A empresa Bardella S.A. Indústrias Mecânicas recebe também o troféu “De Olho Na Indústria”. A premiação deve-se ao investimento na formação de mão-de-obra. Localizada na Cidade Satélite de Cumbica, a Bardella S.A. Indústrias Mecânicas, existe desde 1911 hoje é líder no fornecimento de equipamentos para os setores industriais de Metalurgia, Energia, Petróleo, Gás, Movimentação de Materiais, Service, Aços Trefilados e Aços Laminados, com tecnologia própria. Em 1970, a Bardella passou a operar totalmente no novo conjunto industrial em Guarulhos e em 1973 construiu sua fábrica em Sorocaba.
A Bardella tem incentivado e desenvolvido projetos sócio-educativos como o Projeto Formare, da Fundação Iochpe, dedicado ao desenvolvimento de jovens de renda mínima. Além do Programa Menor Aprendiz do Senai.
Em janeiro de 2003, a Bardella iniciou o Projeto Formare com os cursos “Assistente de Gestão de Sistemas”, na unidade de Guarulhos e “Operação de Produção e Processos Metalúrgicos”, na unidade de Sorocaba, com duração de 1 ano. O objetivo é desenvolver as potencialidades dos jovens de baixa renda, integrando-os à sociedade como profissionais e cidadãos. As aulas são ministradas por educadores voluntários da própria empresa. As duas unidades da Bardella contam com um total de 40 alunos. Em 2004, em parceria com o Senai criaram o curso de Aprendizagem em Caldeiraria com duração de 2 anos, na unidade Sorocaba. E hoje conta com 16 alunos. Ao todo são 100 educadores voluntários nos dois projetos.
A Bardella oferece material escolar, bolsa auxílio, transporte, alimentação, assistência médica e odontológica a todos os alunos.
Os prêmios “Industrial do Ano” e “De Olho na Indústria” foram idealizados pelo Núcleo de Jovens Empreendedores – NJE – nos anos de 2000 e 2002, respectivamente. A criação dos prêmios têm o objetivo de homenagear o Industrial e a Industria que se destacam nesse cenário da região sob jurisdição do Ciesp Guarulhos, não só por suas atividades industriais mas também por suas ações sociais, participações em entidades de classe e benfeitorias para a cidade. Para o coordenador do NJE, Nilson Cruz Júnior, o Industrial moderno, acredita que as empresas não são responsáveis apenas pelo que produzem, mas também por toda a comunidade que direta ou indiretamente é atingida pelo impacto de suas atividades. “Com estas homenagens valorizamos e reforçamos a necessidade de que cada vez mais Industrial e Industria devem olhar além dos seus portões.”
No evento foi descerrada a placa em Homenagem ao atual diretor adjunto Antonio Carlos Koch, que foi diretor da entidade durante duas gestões 1998 à 2004. Agora o hall localizado na cúpula de vidro passa a ser chamado “Hall Antonio Carlos Koch”, em homenagem a quem se dedicou a entidade. Na ocasião foi entregue uma placa em agradecimento ao presidente do CIESP, Cláudio Vaz. Outro homenageado foi Pedro Ernesto Fabri, diretor da empresa Flaumar, pelos serviços prestados aos industriais e ao Fumcad.
Empresários que foram contemplados com o troféu “De Olho na Indústria”
Os representantes da Empresas Amigas da Indústria, também foram homenageados e receberam um troféu. As empresas são: Unimed, CRW Plásticos, Banco Itaú, Ache Laboratórios, Conexão FGV, Hospital Stella Maris, Mastertemp, Karina, DWR, Visteon, Schiwing Stetter e apoio do Sebrae.