Ciesp e Prefeitura promovem encontro com o BNDES
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Diretoria Regional de Guarulhos, juntamente com a Prefeitura Municipal de Guarulhos promoveram nesta segunda-feira, 3 de julho, às 11h, o Encontro com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) apoiou o evento.
Entre os presentes estavam o prefeito Elói Pietá (PT); o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida; o vice-presidente de comércio da ACE, Jorge Taiar; o diretor de marketing da ACE, Paulo Rogério Sanches e o diretor de relacionamento da ACE, Rodrigo Barros, entre outros.
O evento teve por objetivo apresentar, de maneira informal, as linhas de crédito oferecidas pelo BNDES aos empresários, principalmente para micro, pequenas e médias empresas.
Segundo Fiocca, o BNDES é responsável por 19% dos empréstimos realizados no país. Em 2005, por exemplo, o banco desembolsou mais de R$ 46 bi. O sistema de empréstimo da instituição, de acordo com seu presidente, ajuda na estabilidade da economia brasileira.
O BNDES atua fortemente com empréstimos em projetos de infra-estrutura, bens de capital, empréstimos para micro, pequenas e médias empresas, desenvolvimento regional e urbano social, inserção internacional das empresas nacionais e inovação.
Demian Fiocca disse que quer tornar o banco mais próximo dos micro, pequenos e médios empresários.
“Temos que ampliar o conhecimento dos empréstimos sobre as linhas de crédito”, afirmou.
Fiocca disse ainda que empresas que possuem apoios constantes da instituição geram mais empregos.
“As empresas que tiveram apenas um único apoio do BNDES criaram menos emprego, comparadas com aquelas apoiadas constantemente” declarou.
Posto Avançado em Guarulhos – Segundo o prefeito Elói Pietá, a Prefeitura de Guarulhos e o BNDES estão em entendimentos para a criação de um posto avançado da instituição na cidade.
Segundo Pietá, ainda no segundo semestre, Prefeitura e Ciesp devem indicar as pessoas ao trabalho, para que receberam a formação pelo banco.
As conversas também giram em torno de uma linha de financiamento que o banco poderá oferecer para a revitalização da Cidade Satélite de Cumbica, que para Pietá é prioritário.
“O BNDES irá contribuir muito com o desenvolvimento da região. Nós estamos avançando nos entendimentos”, disse.
Outro assunto tratado pelo prefeito com o BNDES é a área onde hoje está a Favela do Hatsuta, na região do Cecap. Pietá disse que o local pertence ao BNDES, mas que a massa falida da antiga fábrica de WalkMachine entrou na justiça, impedindo a posse do terreno pela instituição.
“A idéia é retirar as pessoas do local para um projeto habitacional da prefeitura, juntamente com o BNDES”, afirmou.