Chuva forte apaga vários focos de incêndio na Austrália
As fortes chuvas que caíram no sudeste da Austrália ontem à noite parecem ter apagado vários dos focos de incêndios que estavam fora de controle há 14 dias no Estado de Nova Gales do Sul, de acordo com John Winter, porta-voz dos Bombeiros na região. O incêndio na região começou dia 24 de dezembro.
John Winter disse que atualmente há aviões sobrevoando a área dos incêndios para avaliar o número de focos persistentes.
Cerca de 10 mil bombeiros, a maioria voluntários, combatem cem focos de incêndio, vários deles iniciados propositalmente. O fogo praticamente cerca a maior cidade do país, Sydney.
Os focos que na semana passada atingiram os subúrbios da cidade já não são mais uma ameaça. As autoridades diminuíram de 172 para 101 o número de casas perdidas no incêndio, porque excluíram anexos de residências.
Esse é o pior incêndio na Austrália desde 1994, quando quatro pessoas morreram e 200 casas foram destruídas. Naquela ocasião, o combate ao fogo levou dez dias -agora, já são 14. Por enquanto, não houve vítimas.
Hoje, a temperatura deve voltar aos 35°C e os ventos podem atingir 70 quilômetros por hora, as mesmas condições que ajudaram a espalhá-lo no Natal.