Chávez propõe criar Petroamérica com seis países
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, propôs,a criação de uma empresa multinacional latino-americana do petróleo, que poderia se chamar Petroamérica.
“Seria uma OPEP (Organização de Países Produtores de Petróleo) da América Latina”, sugeriu o presidente venezuelano, que não conseguiu controlar a greve na PDVSA ( a companhia petrolífera da Venezuela) convocada pela oposição já há 50 dias.
Dessa multinacional participariam a Petrobras brasileira, a venezuelana PDVSA, a colombiana Ecopetrol, Petroperu, Petroequador e Petrotrin (Trinidad y Tobago). A multinacional seria criada com “acordos dos governos, das operações”, e não uma empresa, com uma fusão, “porque cada uma tem tamanho diferentes, compromissos diferentes. Mas pode-se fazer um esforço de integração sem se chegar a uma fusão”, esclareceu.
A reabertura da refinaria La Isla, de capacidade de 350 mil barris por dia, planejada para ocorrer no último fim de semana, falhou por causa de problemas técnicos, informou porta-voz do Governo da Venezuela. “Tentamos reiniciar diversas unidades, mas falhas técnicas nos forçaram a adiar planos para colocar a fábrica novamente em linha”, afirmou. A fonte acrescentou que certas peças deverão ser importadas e não soube dizer para quando foi adiada a reabertura.