Notícias

CEF lança fundo que acompanha inflação

Guarulhos, 31 de julho de 2002

A Caixa Econômica Federal lança em agosto seu Caixa FIF Capital, um fundo de investimento de renda fixa não referenciado que aplica em títulos públicos e privados, preferencialmente pós-fixados, que acompanham os índices de preços IGP-M ou IGP-DI. A aplicação mínima é de R$ 1 mil, a taxa de administração, de R$ 2 e não há período de carência nem taxa de performance. Sua liquidez é diária. O resgate é feito após três dias do pedido, pela cotação do dia do resgate.

Este fundo é destinado a pessoas físicas ou jurídicas que pretendam obter rentabilidade compatível com a variação de índices de preços, a médio e longo prazo, e é uma nova opção para quem procura diversificação de carteira.

Quanto à tributação, incide a alíquota de 20% de Imposto de Renda sobre os rendimentos positivos auferidos entre a data de aplicação e a data de resgate. Incidirão ainda, sobre os valores aplicados, IOF à alíquota de 1% ao dia (de acordo com a tabela decrescente e limitado ao rendimento da operação) e CPMF à alíquota de 0,38%.