A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) está lançando a cartilha “Você e seu banco”, que se propõe a tirar dúvidas sobre os deveres das instituições financeiras e os direitos dos clientes.
A cartilha foi apresentada pelo presidente da Febraban, Gabriel Jorge Ferreira. Segundo ele, o objetivo é tornar o atendimento bancário mais transparente e evitar as brigas na Justiça. “O foco da iniciativa é a melhoria contínua das relações dos bancos com a sociedade, traduzida neste caso pela atenção, respeito e busca permanente de satisfação dos clientes. Como prestadores de serviços temos clareza da importância dessa relação”, afirmou.
A cartilha “Você e seu banco” esclarece dúvidas sobre diversos temas, como uso das agências bancárias, serviços eletrônicos, reclamações, tarifas, pagamentos, cheques e cartões.
Um exemplo é o item “atendimento”. Os bancos devem atender, sem discriminação de horário e local, tanto seus clientes quanto usuários não correntistas. “Constituem exceções os postos de serviços em empresas e edifícios, dedicados ao atendimento de clientela exclusiva”.
Quanto aos pagamentos, o material explica que o banco não tem a obrigação de receber nenhum tipo de conta se não tiver firmado um contrato com a entidade favorecida do pagamento, do qual deve constar a forma desse pagamento. Mesmo se tratando de impostos ou taxas de serviços públicos.
A Febraban ainda está planejando como será feita a divulgação do material para todos os clientes. Por enquanto a cartilha está disponível no site da instituição www.febraban.org.br.