Concorrência – A concorrente direta da N&W Global, a Nuova Bianchi, possui um sistema de cartões semelhante já implementado em cerca de 10 empresas brasileiras. A operadora de máquinas automáticas que inseriu a novidade, a Brasvending, afirma que depois da implementação do sistema em algumas máquinas, o movimento de pedidos por bebidas e snacks aumentou entre 35% e 45%. A idéia da Brasvending é levar o sistema de cartões para as máquinas que estejam dentro de empresas ou faculdades. De acordo com o gerente comercial da empresa, Marcos Antonio Marco, a vantagem do sistema não está apenas no aumento do consumo. “As empresas que possuem máquinas automáticas em suas instalações podem controlar a quantidade de bebidas por funcionário ou o acesso de pessoas aos produtos”, explica Marco. Por meio desse sistema, é possível oferecer benefícios como bônus e desconto em folha de pagamento. O cartão também permite lucros com marketing. Os cartões usados para débito podem ser estampados com propagandas da empresa ou de terceiros. “Imagine fazer propaganda via cartão numa faculdade por onde circulam 20 mil pessoas por dia”, diz Marco. A empresa está em busca de parceiros. “Essa operação está apenas no início”, afirma.
Setor – As máquinas de vendas automáticas estão conquistando o espaço das cafeteiras e copeiras das empresas por causa dos custos relativamente baixos. De acordo com a Associação Brasileira de Vendas Automáticas (ABVA) existem cerca de 30 mil máquinas no País. O setor cresceu apenas 15% no ano passado mas espera voltar as taxas de 25% a 30% neste ano verificados desde a implementação do Plano Real. No Brasil, esse mercado movimenta US$ 72 milhões por ano. Nos Estados Unidos existem 19,7 máquinas por habitante e na Europa existem 6,7 máquinas. No Brasil esse índice é bem menor.
Tsuli Narimatsu