ACE-Guarulhos

Cartão do BNDES facilita crédito

Pequenos e médios supermercadistas interessados em modernizar equipamentos e até mesmo adquirir carrinhos de compras contam com uma nova opção de financiamento: o cartão Visa BNDES, instrumento de crédito criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para atender especialmente pequenos e microempresários.

O limite máximo por operação é de R$ 50 mil e o dinheiro pode ser utilizado apenas para compra de bens de produção. O pagamento é parcelado em 12 vezes, com uma taxa de juros de 2% ao mês.

O produto, que promete desburocratizar a concessão de financiamento, foi lançado oficialmente em São Paulo, em evento realizado na sede da Associação Paulista de Supermercados (Apas). As operações, ainda em fase de teste, começam em janeiro e a expectativa é de que até março sejam emitidos 12 mil plásticos para os interessados. O volume de crédito disponível na primeira etapa é de R$ 300 milhões.

O novo cartão faz parte de um projeto do BNDES para facilitar o acesso de micro, pequenos e médios empresários aos programas de financiamento do Governo. Em princípio, apenas os supermercados serão atendidos e o critério de classificação é de no máximo seis caixas de atendimento por estabelecimento.

Para ter acesso ao dinheiro, o supermercadista precisa ter ou abrir conta no Bradesco, banco escolhido para o início das operações. Segundo Luiz Antonio Almeida, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Visa ” outro parceiro no projeto “, a expectativa é de que outros bancos e bandeiras de cartão sejam incluídos no projeto. “Não existirá monopólio”, completa.

A análise de crédito será feita pelo Bradesco e, de acordo com Sussumo Honda, presidente da Apas, é justamente isso que anima o setor. “É um banco já acostumado a trabalhar com o pequeno. Com certeza, a burocracia será menor”, acredita Sussumo.

A operação será semelhante a qualquer outra feita com cartão de crédito. Depois de aprovada a liberação do dinheiro, o empresário pode fazer qualquer compra utilizando aquele limite. À medida que o dinheiro é gasto, diminui o disponível e o crédito só é renovado após a quitação das parcelas.

Pelo levantamento da Apas, o Estado possui 6 mil supermercados pertencentes a 4.764 empresas. Desse total, aproximadamente 90% são pequenos e médios estabelecimentos, ou seja, potenciais candidatos à aquisição do crédito por meio do novo cartão.

Paula Alface

Sair da versão mobile