Notícias

Carga sobre gastos de empresas é quase 40%

Guarulhos, 27 de maio de 2004

A carga tributária não dá trégua às empresas instaladas no País. Estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), intitulado “A insuportável carga tributária empresarial brasileira”, mostra que o índice de impostos e contribuições incidentes já atinge quase 40% do valor agregado (todos os gastos usados para transformar a matéria-prima em produto) das empresas. Em países como Estados Unidos e Europa, esse índice não ultrapassa 30%.

As companhias mais prejudicadas estão no setor industrial, com uma carga de 44,18%, seguida das companhias de energia elétrica, com 41,45%, e comunicações, com 40,39%.

As micro e pequenas empresas também são prejudicadas, segundo o presidente do IBPT, Gilberto do Amaral, autor do estudo, ao lado do tributarista João Eloi Olenike.

A tributação dessas companhias, que deveriam pagar menos impostos como incentivo ao seu desenvolvimento, é de 23,03%, índice superior ao das instituições financeiras (22,80%) e de administração de bens próprios (17,96%). Em todos os setores, houve elevação da carga tributária comparada a 2002, especialmente por causa da mudança nas regras de cálculo do PIS.