Notícias

Cansei debate o transporte público

Guarulhos, 12 de junho de 2008

O recorde de congestionamento parece não se limitar somente a Capital paulista. A realidade se reflete no trânsito guarulhense que a cada acidente na Rodovia Presidente Dutra, por exemplo, torna a volta para casa uma verdadeira peregrinação. O entupimento das principais vias do município virou pauta do Movimento Cansei, que recebeu ontem, na Casa do Empreendedor – sede da ACE – o vice-presidente da Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupas), Paulo Arantes, para debater qual a solução para o transporte público.


Paulo Arantes, vice-presidente da Guarupas

Segundo Arantes, a solução parte da vontade política do poder público em priorizar o transporte público em detrimento aos automóveis. Como exemplo, o representante das empresas de ônibus citou os projetos implantados em Curitiba e em Bogotá, na Colômbia. “Guarulhos não tem um modelo de urbanização e de planejamento. Ela está cheia de esparadrapos. Tínhamos que seguir a cartilha de Curitiba, cidade que não está muito longe da gente”, disse.

Para Arantes, o município precisa arrumar um jeito de andar mais rápido. Para alcançar este objetivo defendeu a construção de ciclovias e de corredores de ônibus nas principais avenidas, como também a proibição do estacionamento de veículos. “Restringir o automóvel é a única maneira de estimular o uso do transporte público e diminuir o tempo perdido em congestionamentos”, completou.

O advogado Hugo Mesquita, que representou a Viva Guarulhos, disse que a população precisa saber o que o poder público está preparando para aliviar o impacto no trânsito, por conta da chegada de novos empreendimentos. “A mobilidade urbana, o trânsito e o transporte são assuntos que nos preocupam, já que as ações da administração municipal não têm adiantado muito”, disse.

Já o presidente da ACE, Wilson Lourenço, defendeu um debate que priorize o transporte público. “Este ano teremos eleições municipais e temos que aproveitar o momento para envolver os candidatos que postulam a prefeitura para que coloquem como prioridade de governo o políticas para o setor. É hora de debatermos e planejar”, afirmou.


Integrantes do Movimento Cansei

Os integrantes do Cansei planejam, ainda, conhecer o modelo curitibano de transporte público, como também, pretendem conversar com o criador do projeto, o ex-prefeito Jaime Lenner.

Confira as soluções propostas para o transporte público, sugeridas pela Guarupas:

Imediatas – Proibir o estacionamento de veículos nas principais avenidas

Curto Prazo – Segregação de avenidas e ruas principais para o transporte público

Médio Prazo – Reestruturação do transporte com integração entre a EMTU e o Município.