ACE-Guarulhos

Campanha combate o trabalho infantil e estimula doações ao Fumcad

A Prefeitura realizou nesta terça-feira, dia 9, o lançamento oficial da campanha Quem dá dinheiro nos faróis incentiva o trabalho infantil, uma iniciativa que tem como meta combater o trabalho infantil nos semáforos de Guarulhos por meio da distribuição de folhetos, ações socioeducativas e até denúncias da população. “Não podemos conviver com as crianças no semáforo e achar isso normal. Nessa fase da vida, elas têm que estar na escola e brincando com outras crianças”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida, que entregou panfletos e um cofrinho aos motoristas na esquina das avenidas Tiradentes com Monteiro Lobato.

A campanha também pretende estimular as pessoas a fazerem doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). A finalidade é mostrar à população que é melhor doar para o fundo do que dar esmolas nos faróis, uma vez que isso permite financiar trabalhos educativos, impedir a exploração dos aliciadores e combater o trabalho infantil. É importante lembrar que o trabalho é proibido para menores de 14 anos no Brasil. Entre 14 e 16 anos, os adolecentes podem apenas atuar como aprendizes. “Se quer ajudar, pegue a moeda que você daria a uma criança no semáforo e faça uma doação ao Funcad. Assim, vamos garantir mais espaços de lazer e a construção de mais escolas em nossa cidade”, destacou Almeida.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Bernardes, monitores ocuparão os principais cruzamentos da cidade para alertar as crianças e identificar os responsáveis, tentando incluí-los em programas sociais como o Bolsa-Família, o Renda Cidadã e, no caso dos adolescentes, iniciativas como o Pró-Jovem e o Jovem Aprendiz, entre outras. Ao longo do último mês, já foram identificados 11 pontos onde as crianças pedem esmolas em cruzamentos e também no Aeroporto Internacional de Guarulhos. “Nossas abordagens apontam que 100% das crianças gostariam de trocar o trabalho nos semáforos por brincadeiras e atividades de lazer”, afirmou a secretária.

A campanha Quem dá dinheiro nos faróis incentiva o trabalho infantil está sendo desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, além de contar com o apoio de entidades empresarias e representantes de diversas religiões no município. O telefone para denúncias sobre crianças que estejam trabalhando em semáforos ou em quaisquer outras atividades que caracterizem o trabalho infantil é o 100.

As doações para o Fumcad e a utilização desses recursos podem ser acompanhadas de forma transparente pelo site www.guarulhos.sp.gov.br/cidademaiscrianca. Para quem não sabe, é possível destinar parte do Imposto de Renda devido para os projetos sociais desenvolvidos na área da infância e juventude. O limite é de 6% para pessoas físicas e 1% para jurídicas. As doações feitas até 30 de abril serão abatidas ainda este ano. Entretanto, as doações podem ser feitas em qualquer época, porém, o abatimento fica para o ano posterior.
 
A Prefeitura também criou uma página no Facebook para quem quiser acompanhar a campanha e ou precisar de mais informações sobre o Fumcad, que pode ser acessada no http://www.facebook.com/fumcad.

Serviço:

Dados para doação – Fumcad Guarulhos / Agência 4.770-8 / Conta Corrente 6.907-8 Mais informações pelo telefone 2408-7020.

Sair da versão mobile