ACE-Guarulhos

Caixa reduz taxas para empresas e pessoas físicas

Após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter decidido pela redução da taxa básica de juro da economia, a Selic, em 0,25 ponto percentual, passando de 16,5% ao ano para 16,25% a.a., a Caixa Econômica Federal anunciou redução de suas taxas em produtos voltados tanto para pessoas físicas quanto para empresas a partir desde dia 22 de março.

CEF já promoveu cortes de 15,4 pontos percentuais

A decisão da instituição em reduzir suas taxas superou os patamares do corte na Selic. De acordo com a instituição, as novas taxas confirmam seu papel em estimular a concorrência, lembrando que desde junho de 2003, quando começaram os sucessivos cortes na taxa Selic, a Caixa já baixou suas taxas anuais nas linhas de crédito em cerca de 15,4 pontos percentuais.

No que se refere às reduções aplicadas nas linhas destinadas às pessoas físicas, a taxa mínima cobrada nas operações de cheque especial caiu de 2,34% para 1,98% ao mês, passando a vigorar a partir de 1º de abril.

Já a taxa do CDC recuou de 5,70% para 5,59% a.m. a partir deste dia 22 de março. Outras linhas que também ficaram mais baratas nesta mesma data foram as de Crédito Pessoal (pré e pós-fixado) e Bens de Consumo Duráveis (pré e pós-fixado).

Taxas mais baixas para empresas

De acordo com a Caixa Econômica, as taxas praticadas nas operações de crédito para empresas também sofrerão redução. No Crédito Especial Empresa, por exemplo, a taxas que antes variavam entre 3,65% e 3,88% ao mês, a partir do dia 29 de março deverão oscilar entre 2,5% e 2,7% a.m.

O Crédito Empresarial, Cheque Empresa Caixa e GIROCAIXA Instantâneo Múltiplo também ficarão mais baratos a partir de 1º de abril. No primeiro caso a taxa passará de 4,26% para 3,85% ao mês, enquanto no segundo a taxa mínima mensal cobrada cairá de 5,64% para 5,49%. Por fim, no GIROCAIXA as taxas vão variar entre 1,8% e 2,5% ao mês. Atualmente, as taxas mensais variam de 1,92% a 2,57%.

Paloma Brito

Sair da versão mobile