ACE-Guarulhos

Caixa quer estimular microcrédito e cooperativas

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, confirmou Jorge Mattoso para a presidência da Caixa Econômica Federal. Palocci disse que fez o convite na segunda-feira (06) e que Mattoso aceitou nesta terça-feira (07). O ministro, então, foi ao Palácio do Planalto e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a indicação.

Mattoso disse que pretende implantar na Caixa o mesmo modelo de diretoria social que existe no BNDES. Seria uma diretoria voltada para o aumento de microcrédito e incentivo à abertura de cooperativas de crédito. Outra prioridade, segundo ele, será a definição de uma política habitacional subsidiada para atender a famílias com rendimento inferior a três salários mínimos. Ele explicou que 84% do déficit habitacional do país corresponde a esse segmento da população.

– Temos de ter uma política habitacional com subsídios transparentes, por meio da alocação de recursos orçamentários – disse o economista.

Mattoso também criticou o saneamento promovido na instituição no ano passado que, segundo ele, levou a Caixa à ter uma posição de financiador da dívida pública maior do que a de financiador do setor produtivo, “num patamar muito maior do que a média do sistema financeiro”.

Sair da versão mobile