A Caixa Econômica Federal começa o cadastramento de estabelecimentos comerciais interessados em atuar como correspondentes bancários do serviço Caixa Aqui. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro, através do site da Caixa ou em qualquer agência da instituição.
O projeto de expansão prevê que, até o final deste ano, mais 2.250 estabelecimentos comerciais de todo o Brasil estejam efetuando operações financeiras em tempo real, elevando em mais de 100% a atual rede da instituição, que atualmente conta com 2.108 correspondentes desse tipo.
Serão contratados estabelecimentos que negociem gêneros alimentícios da cesta básica localizados nas periferias de 251 municípios brasileiros – a lista de cidades pode ser retirada nas agências da instituição.
Para 2004, já está prevista a contratação de outros 2 mil correspondentes bancários, totalizando 4.250 novos pontos até o ano que vem. Segundo a instituição, os novos correspondentes deverão beneficiar mais de 6 milhões de pessoas, realizando cerca de 2,8 mil transações/mês, em média. As contratações serão iniciadas a partir de 3 de outubro e, a partir de 1º de novembro, o banco entrará em contato com todos os inscritos.
Como critérios de seleção, a empresa deve ser um supermercado, mercado, mini-mercado, mercearia ou similar localizada na periferia dos 251 municípios relacionados pelo banco. Além disso, a empresa não deve ter restrições no CADIN e CCF no ato da contratação. Também serão levados em consideração pontos como qualidade de atendimento; estabelecimento freqüentado pela população de baixa renda; tempo de atuação; e mercado potencial.
Dentre os serviços bancários que o correspondente bancário poderá realizar em tempo real, e sem retenção de documentos, está o pagamento de benefícios sociais do governo federal (como Bolsa-Escola, Alimentação, Auxílio-Gás, etc); recebimento de contas de concessionárias de serviços públicos (água, luz, telefone), recebimento de bloquetos de cobrança da Caixa; pagamento de benefícios do INSS e outros disponíveis por meio do Cartão do Cidadão (PIS, FGTS, etc).
De acordo com o estabelecimento, a Caixa também poderá colocar à disposição serviços de abertura de conta Caixa Aqui, recebimento de bloquetos de cobrança de outros bancos, venda de cartões de crédito, microcrédito e outros.