Notícias

Cai o volume de cheques devolvidos em junho

Guarulhos, 21 de julho de 2004

O número de cheques sem fundo está diminuindo cada vez mais, segundo a Abracheque (Associação Brasileira das Empresas de Informação, Garantia e Verificação de Cheques). Em um ano, houve uma redução de 2,26% no volume de cheques devolvidos.

Em junho, de cada mil cheques compensados, 14 foram devolvidos. O número chegava a 14,7 em maio e a 15,4 em abril, segundo a associação.

Mais cheques

O número de cheques sem fundo pode estar caindo, mas a participação dos cheques no varejo não pára de crescer. O volume de cheques compensados aumentou de 171,5 milhões de folhas em abril para 174,4 milhões em junho. “Isso pode ser explicado por diversos componentes, entre eles as altas taxas e juros administrados pelos cartões, o crescimento de novos empregos e a redução no índice de demissões”, afirma Carlos Pastor, presidente da Abracheque.

Segundo a associação, houve uma queda também no número de cheques sustados. Eles caíram de 602 milhões em março para 511 milhões em junho. O presidente da Abracheque afirma que a tendência de queda deve continuar nos próximos meses. O crescimento das vendas no comércio e o aumento das projeções de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) seriam os fatores responsáveis pela queda no número de cheques sustados.

De acordo com a última Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas do comércio varejista brasileiro aumentaram 10,01% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Este foi o sexto mês seguido de alta.

Janaina Lage