ACE-Guarulhos

Caem taxas de juros ao consumidor

As taxas de juros média de todos os principais tipos de crédito para consumidores e pessoas jurídicas caíram em dezembro de 2007 ante novembro, segundo pesquisa divulgada ontem pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A única linha de crédito que não teve juros em queda no mês foi a do cartão de crédito rotativo, que permaneceu inalterado em 10,34% mensais.

Tirando o cartão de crédito, os outros cinco tipos de crédito para pessoa física analisados (juros do comércio, cheque especial, financiamento de veículos, empréstimo pessoal bancário e empréstimo pessoal de financeiras) tiveram juros menores. O mais alto continua sendo o empréstimo pessoal de financeiras – taxa média de 11,07% ao mês- e o mais baixo no financiamento de veículos – 2,96%.

Com isso, a taxa de juros média para pessoa física caiu 0,05 ponto percentual em dezembro, passando para 7,21% ao mês (ou 129,81% ao ano). Segundo a Anefac, trata-se da menor taxa média da série histórica.

As quatro principais linhas de crédito para pessoa jurídica (capital de giro, desconto de duplicatas, desconto de cheques e conta garantida) também tiveram taxas de juros menores em dezembro. Na média houve queda de 0,05 ponto percentual, passando para 4,05% ao mês (ou 61,03% ao ano) em dezembro.

Sair da versão mobile