Notícias

Cônsul de Trinidad e Tobago visita Guarulhos para estreitar comércio

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2003

Ass. de Imprensa AcigEstreitar os laços comerciais entre Trinidad e Tobago e os empresários de Guarulhos. Esse foi o motivo do encontro realizado em 07/02, entre o cônsul honorário daquele país, R. Wolf H. Crull, e dirigentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (Acig) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Salão Nobre do Paço Municipal. O secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), José Carlos Maruoka, representou o prefeito Elói Pita no evento.

ass_de_imprensa_acig

Formado por duas ilhas principais e algumas ilhotas de clima tropical e terreno montanhoso, Trinidad e Tobago está situado no sul do mar do Caribe, a apenas 11 quilômetros da costa da Venezuela. Sua população é formada principalmente por descendentes de africanos (41%) e indianos (41%), com os quais convivem grupos de origem chinesa, síria, libanesa, européia e indígenas. O país apresenta a segunda menor taxa de analfabetismo da América Central (2,1% da população) e está entre as nações com o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do continente. O petróleo é o principal recurso natural explorado no país, que procura desenvolver também a extração de gás natural. O desemprego atinge 14,2% da força de trabalho.

“Os empresários que queiram comercializar seus produtos não devem apenas atentar para a nossa pequena população (1,3 milhão), mas pensar que podemos ser um centro distribuidor para Cuba e República Dominicana, por exemplo”, afirmou o cônsul. Segundo ele, o mercado caribenho é estimado em mais de 60 milhões de habitantes, sem contar que Trinidad e Tobago importa praticamente tudo o que consome. A quantia gasta em produtos adquiridos fora do país é de US$ 5,5 bilhões ao ano.

ass_de_imprensa_acig

Para Maruoka, Brasil e Trinidad possuem muitas semelhanças culturais, que precisam ser estendidas para a área econômica. “Nosso próximo passo para estreitar esses laços comerciais é relacionar uns quatro ou cinco segmentos de maior interesse para eles, aproveitando o potencial comprador que apresentam”, afirmou. Além disso, fez questão de destacar a privilegiada posição geográfica desfrutada por Trinidad e Tobago na América Latina. “Assim como Guarulhos pode ser considerada a porta de entrada para o Mercosul, eles podem ser, para nós, uma ponte para o Caribe e América Central”, declarou.

Representando a Acig, participaram do encontro o presidente Anunciato Thomeo Sobrinho, e o diretor de econonia e comércio exterior, José Roberto Vitorelli. Segundo eles, o encontro com a comitiva de Trinidad foi um dos mais produtivos dos últimos tempos, até porque existe o interesse por parte dos representantes daquele país em comprar produtos guarulhenses e, portanto, trata-se de uma excelente oportunidade de extreitar os laços com os empresários da região.