Notícias

Câmeras de segurança reduzem a criminalidade no Centro

Guarulhos, 11 de novembro de 2009

Com apenas seis meses de funcionamento, as 23 câmeras de monitoramento instaladas na região central de Guarulhos apresentam bons resultados em relação à diminuição da violência. De abril a outubro, a Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública registrou uma queda de 37% nos índices de criminalidade em comparação com o mesmo período do ano passado.

O sistema também tem ajudado a Guarda Civil Municipal na identificação de vítimas e suspeitos de delitos. No total, foram registradas 178 ocorrências, com 28 flagrantes e 41 detenções na região. Os equipamentos possuem zoom óptico com capacidade de aumento de 35 vezes, o que garante captação de imagens com mais de um quilômetro de distância.

As câmeras estão instaladas em uma região onde circulam diariamente cerca de 250 mil pessoas. A área de abrangência compreende as praças IV Centenário e Getúlio Vargas, estendendo-se até a avenida Paulo Faccini e o Bosque Maia. A sala de monitoramento funciona 24 horas e é coordenada pela Guarda Civil Municipal, com apoio das polícias Civil e Militar.

De acordo com a Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, o Governo Federal deve liberar até o final do ano recursos para a instalação de mais de 50 câmeras na cidade, permitindo levar o sistema de monitoramento para outros bairros da cidade até o final de 2010. O projeto será viabilizado por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça.