ACE-Guarulhos

Câmara trabalha para evitar nova crise energética

O racionamento acabou, mas a Câmara de Gestão da Crise de Energia continua.Nesta quarta-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, afirmou que novas medidas ainda devem ser tomadas para afastar de vez o risco de racionamento em 2004.

“A Câmara de Gestão continua porque ainda temos um trabalho de implementação de medidas de segurança para afastar o risco de racionamento em 2004. Mas, com certeza, nunca se trabalhou tanto para solucionar um problema neste setor como em 2001”,disse Parente.

Na tentativa de espantar o fantasma, Parente garantiu que as 16 novas termoelétricas já estão prontas para serem utilizadas, o que afasta o risco de novo racionamento.

“Venho aqui desmentir que o governo federal não esteja trabalhando para evitar novo racionamento. Já temos 16 novas termoelétricas prontas ou em fase final de construção. Outra coisa importante: estamos construindo novas linhas de transmissão”, disse Parente.

Outra boa notícia dada pelo coordenador da Câmara de Gestão é a que não será necessária a ligação das termoelétricas emergenciais evitando um reajuste de 19% a 20% na tarifa para o consumidor. Na opinião do ministro, os reservatórios estão com bons níveis.

“Nossos reservatórios nas regiões sudeste e centro-oeste estão com cerca de 50% de sua capacidade. Sendo assim, não precisaremos ligar as termoelétricas emergenciais em 2002 e 2003. Se houvesse a necessidade da ligação dessas termoelétricas, a tarifa para o consumidor aumentaria de 19% a 20%”, disse Parente.

Sair da versão mobile