Por uma iniciativa do Conseg Centro (Conselho Comunitário de Segurança), câmeras de vídeo foram instaladas ao longo da rua D. Pedro II, com imagens transmitidas on-line para a Base Comunitária da praça John Kennedy.
O Conseg Centro obteve de uma empresa do ramo a instalação em caráter experimental, sem custo. O monitoramento das ruas centrais é uma reivindicação antiga do comércio local e ainda não havia sido implantado pela Prefeitura por alegação de falta de verbas. Com o sistema, os policiais poderão acompanhar a ação de marginais e estabelecer formas de combater a criminalidade e a violência.
Nas ruas centrais, são comuns pequenos furtos, batedores de carteiras, desinteligências entre ambulantes e fiscais e mesmo entre populares, bem como a aplicação de golpes contra a economia popular.
O presidente do Conseg Centro, advogado Ivon Ribeiro, disse que ainda não pode fornecer mais detalhes, mas prontificou-se a estabelecer contato da empresa com o jornal. A Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos) intermedia as negociações e há a possibilidade do custeio do sistema ser bancado pela iniciativa privada.