Em encontro realizado na quarta-feira, 18, no Hotel Confort, para discutir a criação do Consórcio Regional para Segurança Pública, o secretário de Assuntos para Segurança Pública, João Dárcio Ribamar Sacchi, falou sobre as câmeras de segurança instaladas no Centro da cidade. São ao todo 23 equipamentos já em fase de teste e a intenção é ampliar o número em outros pontos da cidade. “Mesmo em fase de teste, já abordamos um tráfico de entorpecentes, próximo ao Poli Shopping. A câmera identificou o problema e a polícia foi informada para tomar as providências necessárias sobre esta situação”, revelou.
A região da rua Dom Pedro possui mais duas câmeras de fiscalização, sendo uma instalada próximo à Igreja Matriz e outra no começo da avenida Monteiro Lobato, sentido bairro. “A intenção da secretaria é reduzir em 30% o índice de violência na cidade”, disse Dárcio.
Ainda, de acordo com o secretário, o valor gasto com as câmeras e a instalação dos equipamentos, veio dos cofres do governo federal. “A verba é do governo federal em contrapartida com a prefeitura. São R$ 800 mil gastos para estes equipamentos”, finalizou.
A solenidade teve como objetivo debater as idéias e os problemas para ampliar o assunto de segurança com os municípios próximos. O secretário de Segurança Pública de Guarulhos defendeu a integração. “Ela é importante para fortalecer os laços dos que fazem a segurança. Nossa região é uma das mais importantes do Estado e precisamos implantar uma série de projetos. A formação deste consórcio é importante, também, para discutirmos os problemas com o governo federal e estadual”, adiantou.
Parcerias beneficiarão Guarulhos e região – Os secretários de segurança pública dos municípios do Alto Tietê, mais os secretários de Mairiporã e Franco da Rocha, se reuniram ontem em Guarulhos para discutir a formação de grupos para a criação do consórcio regional de segurança pública
“Vamos formar grupos de debates para ampliar a discussão de segurança pública na região. Outro ponto desta formação, é fortalecer nosso relacionamento com o governo federal e o estadual”, explicou João Dárcio, secretário de Segurança Pública de Guarulhos.
O prefeito Sebastião Almeida (PT) enfatizou a questão da segurança na cidade e em toda região. “Esta integração é muito importante para resolvermos e criarmos idéias para a segurança. Iremos discutir com todos os municípios desta região”, concluiu o anfitrião.
Entre os convidados, destacaram-se secretários municipais, comandantes de grupamentos de guardas e técnicos do setor de segurança de outros municípios.
Na região do Alto Tietê, foram convidados representantes de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano – além de Guarulhos, Franco da Rocha e Mairiporã.