Brasil pode sacar US$ 10 bi da próxima parcela de crédito do FMI
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que o Brasil está cumprindo os termos do acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) assinado em agosto do ano passado.
Ele também informou que o país pretende sacar em junho os quase US$ 10 bilhões da parcela do empréstimo que seria liberada, segundo o acordo, caso o Brasil cumpra as metas.
Uma missão do Fundo chega ao Brasil nesta semana para coletar informações econômicas e conversar com autoridades brasileiras. Essa equipe deverá elaborar um relatório sobre o país que servirá de base para a diretoria do organismo liberar ou não a próxima parcela do empréstimo.
“O acordo com o FMI está indo muito bem. Certamente o Brasil vai completar o programa e vai sacar aquilo que tem direito dentro dos termos do acordo”, disse Meirelles.
Sobre a inflação, que dita o futuro da taxa de juros no Brasil, Meirelles disse que pressão sobre os preços já não é tão grande. A queda da inflação, no entanto, estaria abaixo do previsto.
“Agora é preciso avaliar os efeitos da queda do dólar e da redução do preço da gasolina sobre a inflação”, disse Meirelles. “Vamos seguir a marca dos números.”
Ana Paula Grabois