ACE-Guarulhos

Brasil pode manter política de corte de juros

O Brasil possui condições para aplicar um corte sustentado da taxa de juros. A afirmação foi feita pelo economista-chefe do Banco Mundial (Bird), que prevê um crescimento econômico para o País possivelmente inferior a 1,5%.

Em entrevista coletiva, Perry comentou que a atual política econômica brasileira, em especial a política fiscal mantida pelo governo, “cria as condições para uma redução sustentada da taxa de juros”.

Em outubro de 2002, o Banco Central iniciou um forte aperto monetário para diminuir a escalada de preços registrada no período. Entre pedidos e críticas do setor produtivo e do próprio governo, o Comitê de Política Monetária (Copom) começou a cortar os juros em junho, passando a taxa de 26,5% para 22%.

Segundo o representante do Bird, o crescimento brasileiro neste ano será “relativamente baixo”, podendo não passar de 1,5%, mas pode voltar a subir para 3% ou mais no próximo ano. O número é apenas uma “linha geral”, mas Perry acrescentou que as estimativas de que o PIB irá crescer apenas 0,5% são muito pessimistas.

Sair da versão mobile