Notícias

Brasil e EUA assumem a presidência da Alca

Guarulhos, 01 de novembro de 2002

Brasil e Estados Unidos assumem nesta sexta (01) a presidência conjunta das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Os dois países vão liderar o processo nesta fase final, prevista para terminar em 2005. A faixa presidencial será passada pelo Equador, durante a VII Reunião Ministerial das Américas, que termina nesta sexta, em Quito. Negociadores dos dois países não negam a possíbilidade de impasse.

Há antagonismos nas áreas de agricultura, antidumping, métodos e modalidades de negociação. Mas o chanceler Celso Lafer deixou claro que a Reunião Ministerial não exige tomadas de decisão muito substantivas. O jogo começa mesmo quando as ofertas e as demandas estiverem à mesa, no ano que vem. Nesse caso, o novo governo brasileiro será responsável pelas decisões.

Na avaliação do cientista político Amâncio Jorge de Oliveira, a nomeação de Brasil e Estados Unidos para a presidência – decisão tomada nas fases iniciais do processo – mostra o quão relevante são os dois países para as negociações. A co-presidência é, inclusive, uma forma de aproximar os dois países para facilitar as negociações em sua fase mais difícil.

Paula Puliti